Nesse importante estudo, os pesquisadores observaram o papel de intensidades variadas de atividade física realizada no tempo livre do trabalho (lazer) na prevenção do diabetes tipo 2. Estudaram 487 homens e mulheres com intolerância a glicose.
Esses indivíduos já haviam participado do estudo inicial Finnish Diabetes Prevention Study, um estudo randomizado controlado, com mudanças de estilo de vida, incluindo dieta, perda de peso e atividade física no tempo livre de trabalho, que havia demonstrado que mudanças nestas variáveis protegem contra o diabetes tipo 2.
Agora, ocorreram 107 novos casos de diabetes durante este novo período de acompanhamento de mais 4,1 anos. Os indivíduos que aumentaram a intensidade da atividade físicas de moderadas para vigorosas apresentaram redução da ordem de 63 a 65 % de desenvolver diabetes.
O ajuste estatístico de outras variáveis como dieta, peso corporal, durante o estudo atenuaram um pouco a associação (efeito). Atividades físicas de baixa intensidade e caminhadas regulares também conferiram benefícios, consistentemente com os dados anteriores que apontavam que qualquer mudança na atividade física nos momentos de laser apresenta efeito protetor, independente da dieta e do peso.
Exercícios regulares (ex. caminhada pelo menos 2,5 horas por semana reduz em cerca de 65% o risco de diabetes). Os autores concluíram que o aumento da intensidade da atividade física promove uma significativa redução na incidência de diabetes em indivíduos com alto risco para desenvolver a doença. Reforçaram também que a manutenção de atividade física regular, mesmo em baixa intensidade também gera um efeito protetor contra o diabetes tipo 2.
Comentários: Neste estudo fica demonstrado que em indivíduos de risco para desenvolver diabetes tipo 2, a manutenção de atividade física regular, assim como o aumento da intensidade da atividade física naqueles que já a praticavam, tem forte efeito na prevenção do diabetes.
Fonte: http://www.fleury.com.br/
Atividade física na prevenção do diabetes tipo 2
Por: Núcleo Educacional Científico?