Mamografia digital

Por: Dra. Giselle G. N. Mello??


Com o compromisso de inovação tecnológica permanente, com responsabilidade e credibilidade, adotando métodos diagnósticos que possuam comprovação de eficácia baseada em estudos multicêntricos e de relevância científica, se oferece mais um aliado na propedêutica mamária por imagem, a mamografia digital.

A mamografia digital corresponde a uma radiografia da mama na qual o filme é substituído por detectores que convertem raios x em sinais elétricos. Estes sinais são usados para formar as imagens da mama, que são analisadas em uma tela de computador de alta definição ou em filmes especiais.

Embora a tomada de imagens seja realizada de forma semelhante à da mamografia analógica, o sistema digital, ao contrário do ecran-filme, permite a manipulação fina das dimensões e do contraste da imagem. Como resultado, pequenas diferenças entre o tecido normal e o alterado podem ser notadas, mesmo nas mamas densas.

O processo digital possibilita, ainda, a aplicação de inovações tecnológicas, como a detecção ou análise em tempo real, utilização de técnicas de pós-aquisição, arquivamento, telemamografia, técnicas de subtração, tomossíntese e análise com CAD (um computador acoplado à mamografia digital, que auxilia na detecção de lesões).

Um estudo multicêntrico com mais de 49 mil mulheres (DMIST - digital mammographic imaging screening trial), coordenado pelo Colégio Americano de Radiologia e publicado no New England Journal of Medicine em setembro de 2005, apresentou os seguintes resultados:



A mamografia digital demonstrou real benefício no rastreamento em mulheres incluídas nas seguintes categorias:
1. Abaixo dos 50 anos, independente da densidade mamária;
2. Em qualquer idade, desde que apresente mamas heterogeneamente densas ou muito densas (padrões 3 e 4);
3. Pré ou perimenopausa de qualquer idade (último ciclo menstrual dentro do período de 12 meses entre as mamografias).

Aproximadamente 65% das mulheres rastreadas no estudo apresentavam uma ou mais das características referidas acima, reforçando as vantagens da mamografia digital.

Contamos com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos treinados, físicos, engenheiros e médicos especialistas, que garantem controles técnicos muito rigorosos da mamografia digital, pois as compensações possíveis nesta técnica podem mascarar lesões. Adicionalmente, para um diagnóstico mais preciso, é realizada uma segunda leitura ou leitura médica dupla, sempre com o auxílio permanente do CAD.

Fonte:http://www.fleury.com.br/